Projeto de prevenção e combate a incêndio: como começar?

· 4 min read
Projeto de prevenção e combate a incêndio: como começar?

"@context":"https://schema.org/","@type":"Store","name":"A5S LAUDOS E ENGENHARIA","image":["https://www.a5s.com.br/wp-content/uploads/2021/03/a5s-logo-secundaria.png"],"priceRange":"$","servesCuisine":"Brasil","telephone":"+551198788-8954","address":"@type":"PostalAddress","streetAddress":"Avenida Dr. Guilherme Dumont Villares, 1136","addressLocality":"Brasil","addressRegion":"BR","postalCode":"05640-001","addressCountry":"BR"
Com isso, a organização evita que descuidos humanos, falhas de equipamentos ou vazamentos de gás, por exemplo, causem tragédias com vítimas. O valor da vária conforme a área, altura e grau de risco de incêndio da edificação ou área de risco de incêndio. No site do SISBOM-MSCI encontra-se disponível um simulador de taxas, através do qual é possível simular o valor da taxa de análise e vistoria.  https://cutt.ly/MMwxVjL  ao PPCI definir as responsabilidades de segurança, saúde e proteção contra incêndios, além de garantir supervisão adequada desse ponto, tudo isso buscando garantir que todos entendam seus papeis e responsabilidades. Em suma, o engenheiro responsável pela obra irá elaborar o plano, adotando todas as medidas de segurança exigidas e necessárias para a prevenção de incêndio. O plano consiste num conjunto de plantas e documentos onde estarão discriminadas as medidas que serão adotadas naquele local para a prevenção de incêndios.

  • A solicitação de renovação do APPCI é 100% digital e deve ser realizada através dos sistemas SISBOM-MSCI e SOL-CBMRS, conforme o tipo de processo e o sistema em que tramitou para o licenciamento.
  • Esse plano é exigido por lei, sendo um documento fiscalizado pelo Corpo de Bombeiros para verificar se as instalações e implementações realizadas no local estão de acordo com as normas vigentes.
  • A prevenção de incêndios envolve também a utilização dos recursos certos para controlar a situação inicial sem gerar problemas maiores.
  • “Se a manutenção desses elementos for negligenciada, casos como o incêndio de um prédio residencial da Zona Sul de São Paulo podem se tornar recorrentes.


Todo projeto da construção deve ter como objetivo garantir a funcionalidade do local e também a segurança total da estrutura e das pessoas que utilizarão o espaço. Assim, o projeto de prevenção e combate a incêndio é fundamental para prevenir acidentes relacionados  ao fogo e, em caso de ocorrência, permitir que as pessoas consigam deixar o lugar com segurança. O processo se dá através do levantamento dos documentos pertinentes ao processo, elaboração de  plantas com dispositivos de prevenção exigidos para cada situação, formulários, laudos e outros documentos.

Projeto De Prevenção Contra Incêndio


Já os PSPCI de risco de carga incêndio média, devem ser elaborados e executados por profissional habilitado no sistema CONFEA/CREA ou CAU para elaboração e/ou execução de projetos e obras de atividades relacionadas à segurança contra incêndio. O proprietário do imóvel é o responsável por providenciar o PPCI na sua forma completa/PSPCI e sua execução, bem como pelo funcionamento e manutenção das medidas de segurança contra incêndio e por manter o Alvará de Prevenção e Proteção contra Incêndio com a validade em dia, providenciando a sua renovação. Em decorrência da nova Lei Kiss, o atendimento às exigências de Segurança Contra Incêndio tornou-se determinante para a liberação do Habite-se do imóvel. No entanto, em função das mudanças constantes na legislação e procedimentos, somente um especialista na área vai ter uma visão sistêmica e atenta a todos os detalhes que precisam ser atendidos para obter a aprovação junto ao Corpo de Bombeiros. Tudo para evitar inconsistências e retrabalho posteriormente na fase de execução, onde significam atrasos e custos adicionais. O PPCI (Projeto de Prevenção e Combate a Incêndios) é um documento que sistematiza e detalha os elementos necessários a serem previstos para garantir a segurança dos ocupantes e auxiliar no combate a incêndios.


Quais são as 4 etapas de um projeto de prevenção a incêndio?

  • ESTUDO PRELIMINAR.
  • ANTEPROJETO.
  • PROJETO BÁSICO.
  • PROJETO EXECUTIVO.
  • VERIFICAÇÃO E REVIÇÃO.


No entanto, atualmente, diversos TSTs se filiam no CREA para poder emitir o ART e, consequentemente, elaboram os PSPCIs, de áreas de até 750m². O PPCI deve ser elaborado por profissional de nível superior que possui o credenciamento no CREA (Conselho Geral de Engenharia e Agronomia) e está apto a realizar a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). Os itens a serem instalados pelo PPCI vai ser analisado de acordo com o risco do local, carga de incêndio e outros critérios baseados nas instruções técnicas.

Medidas De Prevenção E Proteção Contra Incêndio



O PPCI, Plano de Prevenção Contra Incêndio  é um plano que prevê medidas a serem adotadas no local a fim de evitar incêndios e assim proteger pessoas e patrimônios. O Sistema de SPRINKLER é um conjunto de Chuveiros Hidráulicos com pequenos dispositivos de vidro, chamados de Ampolas ou Bulbos, que se rompem devido ao aumento da temperatura e em caso de incêndios, ativando automaticamente o sistema. De acordo com a NBR – 2000, é obrigatório que toda edificação — seja ela comercial, industrial, edifícios residências e locais públicos — que possuir uma área construída superior a 750 m² e/ou altura superior a 12 metros precisará estar incluindo sistemas hidráulicos de prevenção e combate a incêndio. O primeiro passo é definir e classificar a edificação quanto ao seu uso e ocupação, como, por exemplo, hospitais, escolas, shoppings, etc.; a altura a ser construída, a área ocupada e se o risco de incêndio é baixo, médio ou alto. Todos os funcionários devem possuir uma cópia  dos procedimentos descritos e estar preparados para segui-los em caso de incêndio ou qualquer outra emergência.
     Contact Us               A5S LAUDOS E ENGENHARIA         Email: [email protected]                     Phone: (11) 98788-8954                           Avenida Dr. Guilherme Dumont Villares, 1136               São Paulo, SP, BR 05640-001                        

Quais são as medidas preventivas contra incêndio?

  • Relate qualquer perigo elétrico que encontrar.
  • Não sobrecarregue as tomadas e os circuitos.
  • Não use tomadas ou cabos elétricos danificados.
  • Garanta o armazenamento adequado de materiais inflamáveis.
  • Mantenha combustíveis longe de equipamentos elétricos.